Reencarnação existe?

O que é reencarnação?

Alguns estudiosos acreditam que a reencarnação é uma ideia religiosa que esta presente em várias culturas, principalmente a oriental, onde acredita-se que as almas após irem para “o outro mundo” retornam inúmeras vezes para viverem vidas diferentes com o objetivo de amadurecer espiritualmente.

O que é a alma?

Segundo Platão, a alma é uma essência autônoma com pré-existência determinada a qual não depende de um corpo físico.

As diversas religiões espalhadas pelo mundo possuem um conceito de alma bem semelhante, trata-se da essência do ser, o seu interior, uma energia que perdura além da morte. Algumas culturas acreditam que ela surge no momento do nascimento e continua eternamente após a morte do corpo. Outras doutrinas creem que ela sempre existiu como forma de energia e passou por diversos receptáculos ao longo dos tempos. Alguns inclusive tem fé que os animais possuem alma e reencarnam também, é o que retrata a ficção “Quatro vidas de um Cachorro”.

Minha teoria sobre reencarnação

Vamos utilizar a melhor habilidade do ser humano, o pensamento racional. Se existe mesmo reencarnação, em cada vida a qual nós reencarnamos, o fato é que nós esquecemos a vida anterior. Alguns espiritualistas dizem que temos flashs das vidas passadas através de sonhos, isto pode derrubar a teoria que irei descrever agora, então vale a cada um de nós tirar nossas próprias conclusões.

O ser humano vive o que existe em suas memórias. Se você não lembra, para você aquilo nunca aconteceu, mas isto não quer dizer que o fato não tenha ocorrido. Foi para isso que a escrita foi criada, arquivar os acontecimentos ao longo da história para que nada se perdesse e fosse contado de forma que a originalidade do fato fosse preservada. Não vou entrar em discussão sobre gurus espirituais, cerimônias espiritualistas, entidades, possessões e quaisquer rituais religiosos; pensemos apenas no fato de que não temos uma prova cientifica de que uma pessoa viveu outra vida em um passado distante, mas isso não exclui a teoria de que ela reencarnou.

Agora vamos de fato para a teoria. Se você já viveu outras vidas, compreende que não tem consciência disto certo? Logo, você vive um ciclo eterno de nascimento e renascimento inconsciente. Imagine que você tem uma doença como a de Alzheimer, algo parecido com aquele filme “Como se fosse a primeira vez”, para você aqueles momentos esquecidos nunca existiram, então você passa a viver tudo como se fosse a primeira vez, logo a sua mente consciente é o hoje. Você é um resultado do presente e de suas memórias, se você tiver uma ideia errônea do passado, pode até ser alguém que não deveria ser ou achar que fez algo que nunca fizera. Você é um ser consciente que vive o agora, se a reencarnação for real, concorda que só teria consciência dos seus atos quando vivesse a “ultima” reencarnação consciente? Sabe por que? Porque se um dia você encerrar suas vidas e lembrar de tudo que viveu ao longo das outras vidas, finamente estará consciente em todos os planos e aí sim saberá quem você foi, portanto, a ultima vida será a sua única vida consciente.

Vamos tentar concluir o pensamento de uma forma mais simples. O ser humano só se lembra da vida em que vive de forma consciente, portanto se existem infinitas reencarnações, ele estará preso a um eterno loop de idas e vindas na vida e não vai lembrar de nada até que termine a sua ultima vida, onde segundo algumas religiões, ele vai para um outro plano e finalmente conhecerá as suas vidas passadas. A prova de que a reencarnação existe só virá ao final de tudo, quando todos nós terminarmos nossa jornada no universo e conhecermos o que fomos ao longo dos tempos e o que nos levou até nossa ultima fase de evolução espiritual.